10/11/2009

Terra da morabeza em Leiria

*

Photobucket

Ilha

Disseste-me que

----------para lá da ilha

----------só existe a poesia

(notre vraie patrie après l'île)

E acreditei.

(...)

Juntei então

----------toda a areia do deserto

----------e construí

-----------------grão a grão

Um palácio imenso e deslumbrante

----------onde me refugiei.

Juntei então

Toda a água do oceano

E cerquei o meu palácio

do mar mais profundo

que algum dia existiu.

Juntei então

---------- o azul de todos os céus

---------- e cobri o meu palácio

da abóbada mais celestial

que a natureza pintou.

Habitante do paraíso

só me restaria ser feliz

e construir a memória do esquecimento.

Faltou-me contudo

a PALAVRA.

Sem a palavra

a ilha não existe.

Sem a ilha

não existe o poema.

Sem o poema

ilha é exílio.




Vera Duarte - « Preces e Súplicas ou os Cânticos da Desesperança », Instituto Piaget.

Sem comentários: