04/02/2009

ESCULTURA em Leiria.

*

Photobucket

*

« Embora ainda relativamente jovem, Mário Lopes tem já uma vasta experiência de trabalho no estrangeiro, salientando-se a sua estada de largos anos em Itália e outros períodos na Coreia e nas ilhas de Cabo Verde; passou também algum tempo na Irlanda, onde tive o prazer e o privilégio de trabalhar com ele. O seu entusiasmo contagiante, a sua grande capacidade de concentração no trabalho, a completa ausência de “nonsense” ao expressar-se sobre arte e, claro, o seu talento natural, definem-no como um escultor de excepção ».


Ken Thompson


*******


Mário Lopes nasce em Leiria (1981), Portugal. Começa a sua carreira artística no Mosteiro da Batalha, onde completa o curso de Mestre de Cantaria na Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Em 2000 muda-se para Itália onde estuda Escultura na Academia de Belas Artes de Carrara. Aí desenvolve estudos de anatomia e técnicas escultóricas essenciais na base da carreira de um escultor. Tem vindo a colaborar, como assistente, com vários escultores e artistas como : Han Soo Ji, (Itália); Han Jin Sub, ( Coreia do Sul); Ken Thompson, (Irlanda); Leão Lopes, (Cabo Verde).
Desenvolve os seus próprios trabalhos em Portugal e na Irlanda, tendo vindo a participar em exposições, simpósios e concursos.


2008 . Exposição colectiva “3On the wall + 1” na Stephen Pearce Gallery, Shanagarry, East Cork, Irlanda.
2008 . “II Semana de Escultura Rural en Mármol” Albanches, Almería, Espanha.
2007 . Exposição colectiva sobre a Figura do Anjo, Fátima.
2003 . Simpósio Internacional de Escultura “Iberoamérica-Israel”, Ashkelon, Israel.
2003 . Simpósio de Escultura “Taille de Pierre”, Menet, França.
2000 . Exposição colectiva da IV Edição do Prémio de Escultura e Pintura D. Fernando II, Sintra.
1999 . ”35º World Skills Competition”, Montreal, Canadá.
1999 . 1.º Prémio de Cantaria, no Concurso Nacional de Profissões, Faro.
1998 . 1.º Prémio de Cantaria, no Concurso Regional de Profissões, Aveiro.


*******
Eu fui ver. Gostei e, por isso, aqui estou a dar a notícia. Imprescindível a visita. Até ao dia 1 de Março de 2009, há ainda muitos dias para admirar !

Sem comentários: